TI Digital
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Wireless com tecnologia MIMO. Sabe o que é?

2 participantes

Ir para baixo

Wireless com tecnologia MIMO. Sabe o que é? Empty Wireless com tecnologia MIMO. Sabe o que é?

Mensagem por Admin Ter Jun 02, 2009 5:30 pm

As tecnologias de wireless LAN (WLAN) têm seus desafios técnicos, como largura de banda e poder de transmissão limitados, interferência, variação do sinal e interferência de ecos e reflexões por obstáculos, como paredes e construções. Felizmente, existe uma abordagem para o projeto e a implementação de rádio que vale a pena estar por dentro. Trata-se da tecnologia MIMO (multiple input, multiple output), que, na avaliação do Farpoint Group, é a mais importante no segmento sem fio atualmente. Promete aprimoramentos em taxa de transferência de dados, alcance e confiabilidade da WLAN que vão ampliar a utilidade da tecnologia wireless para aplicações que demandam desempenho cada vez maior.

Basicamente, enquanto as tecnologias 802.11a/b/g usam uma mesma antena para transmissão e recepção, o MIMO emprega múltiplas antenas para transmissão e recepção e muito processamento de sinal em ambas as extremidades para criar transmissão de radiofreqüência 3D complexa. Normalmente, se pensa apenas em freqüência e tempo como os elementos-chave, já aqui o aspecto principal em modular um sinal é o número de bits por hertz, por segundo.
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 39
Data de inscrição : 29/05/2009
Idade : 51
Localização : Teresópolis

https://tidigital.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Wireless com tecnologia MIMO. Sabe o que é? Empty Re: Wireless com tecnologia MIMO. Sabe o que é?

Mensagem por ana.paula.nit Ter Jun 30, 2009 6:12 pm

A tecnologia MIMO utiliza o princípio de recepção em diversidade. Dado que as ondas de rádio refletem e difratam em obstáculos ocorrem desvios de fase nas diversas componentes de um sinal bem como atrasos no domínio do tempo. Nas antenas comuns esses sinais quando chegam ao receptor ocasionam enfraquecimento do sinal original pois as várias componentes com atrasos e desvios de fase anulam-se, diminuindo a amplitude final.
Na recepção em diversidade, utilizada pela tecnologia MIMO cada antena é responsável pela recepção de cada componente do sinal e um circuito interno faz a combinação dos mesmos, corrigindo os desvios de fase de forma que a amplitude do sinal não seja diminuída.

ana.paula.nit

Mensagens : 2
Data de inscrição : 30/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos